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Como utilizar Influencers no Marketing do meu Supermercado?

É possível mensurar interesses, comportamentos dos clientes, possíveis ameaças, e é claro, oportunidades para melhorar a performance de vendas

“Será que este é o caminho… acho que só testando mesmo, certo?”

ERRADO. Embora o marketing não seja uma ciência exata, o seu planejamento estratégico deve ter como base objetivos definidos, e para se ter uma visão clara dos objetivos, se faz necessária a pesquisa. Por meio de pesquisa, é possível mensurar interesses, hábitos e comportamentos dos clientes, pontos fortes do concorrente, possíveis ameaças, e é claro, oportunidades para melhorar a performance de vendas.

Existem várias modalidades de pesquisas com diferentes objetivos, que vão desde uma simples pesquisa de satisfação até pesquisas de mercado complexas para avaliar uma série de indicadores que dão propósito ao planejamento estratégico de marketing.

Parece simples, mas não é. Para realizar uma pesquisa é necessário definir o universo de pessoas a serem entrevistadas, o nível de confiança e a margem de erro desejada, eleger um método de aplicação e os responsáveis pela realização das entrevistas e preenchimento dos formulários, sejam eles impressos ou eletrônicos.

Mas a pesquisa em si não traz soluções, ela aponta para onde estão os problemas. Após a aplicação, é necessária a interpretação dos resultados e com base nisso, elaborar ações estratégicas que promovam as mudanças necessárias para que as vendas respondam adequadamente. 

Abaixo estão alguns exemplos de respostas que podemos encontrar:

  • Qual é a periodicidade de compras dos seus clientes
  • Em quais concorrentes o seu cliente também realiza compras
  • Qual concorrente tem preço mais baixo, segundo a percepção do cliente
  • Canal de divulgação mais adequado para divulgação de ofertas

 

Se por exemplo, a periodicidade de compras do seu cliente é semanal, segundo a pesquisa, e o mesmo cliente realiza apenas 2 compras mensais no seu estabelecimento, isso significa que duas compras estão sendo realizadas na concorrência, o que pode ser revertido com ações de fidelização. Da mesma forma, se o seu cliente prefere ser informado por canais digitais e não por meio impresso, isso pode resultar em uma economia significativa com custos com publicidade. Esses são alguns exemplos de decisões que podem ser feitas com base nos resultados obtidos em uma pesquisa.

Quer conhecer melhor seus clientes e concorrentes? Entre em contato com a gente www.gpmais.com.br

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