Natal de Boas Vendas ou Natal de Prateleiras Cheias? A Estratégia faz a diferença.
O algoritmo de redes como Instagram e Facebook prioriza conteúdos pagos, tornando muito difícil para postagens orgânicas alcançarem um público significativo.
Tem muita gente por aí prometendo resultados com postagens e conteúdos sem patrocínio, e muitas empresas investindo em profissionais e agências sem resultado efetivo. Fizemos este artigo para esclarecer esta questão de forma simples e objetiva.
O Facebook e o Instagram, ambas redes sociais pertencentes ao Grupo Meta, exibem conteúdos e postagens com base no interesse dos usuários. Imagine quantas postagens passaram hoje pelo seu feed, agora responda quantas delas foram propagandas e em quantas você clicou. Pois bem, se o interesse por anúncios é baixo, o algoritmo responsável por selecionar os conteúdos do seu interesse, exibirá menos anúncios no seu feed. Por conta disso, as postagens da sua empresa são exibidas organicamente para cerca de 10% dos seguidores da sua página, o que significa que se você tem uma página com 5 mil seguidores, suas postagens serão exibidas para cerca de 500 deles apenas, e somente para as pessoa que seguem a página, e não serão exibidas para outras pessoas do seu interesse que não acompanham sua página neste momento, a menos que este conteúdo seja compartilhado por alguém.
Outro problema em basear a sua estratégia de marketing em alcance orgânico – ou seja , postagens sem patrocínio – é que o Facebook e o Instagram distribuem as postagens de forma aleatória, o que significa que você pode alcançar 10% dos seguidores da sua página com uma postagem, mas estes 10% poderão não ver a postagem seguinte no seu feed, a não ser que acessem a página, pois provavelmente não serão os mesmo 10% que visualizaram a postagem anterior.
Por outro lado, o custo para investimentos em anúncios no Facebook e Instagram é infinitamente menor que o custo de distribuição das mídias tradicionais, como impressos, Rádio, TV, entre outras mídias. Vamos para um exemplo prático?
Um jornal de ofertas no formato 30 x 42 cm com tiragem de 5 mil exemplares, tem custo de impressão em torno de R$ 2.100,00. (valor referente a dezembro de 2022) e mais o custo de distribuição que é variável. A distribuição deste jornal, de forma virtual para o mesmo número de pessoas, necessita de um investimento em torno de R$ 100,00 (cem reais).
É importante deixar claro que o exemplo acima representa uma campanha estruturada, com público selecionado e localização geográfica definida, para que a distribuição desta publicidade alcance o público de interesse da empresa. Embora o investimento no meio digital seja relativamente baixo, deve ser feito da forma correta, ou acaba por não surtir o efeito desejado, e não contribuir para o crescimento das vendas dos produtos anunciados.
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O algoritmo de redes como Instagram e Facebook prioriza conteúdos pagos, tornando muito difícil para postagens orgânicas alcançarem um público significativo.
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